Bom dia terceiros anos, agora chegou a vez de vocês praticarem um pouquinho mais as conjunções e os advérbios. Cliquem nas imagens abaixo para serem direcionados aos exercícios:
segunda-feira, 25 de março de 2013
9º ANO - POSSESSIVE ADJECTIVES AND PRONOUNS
Bom dia,
vamos praticar um pouco mais sobre os adjetivos possessivos e os pronomes possessivos. Cliquem nas imagens abaixo para serem direcionados aos exercícios:
vamos praticar um pouco mais sobre os adjetivos possessivos e os pronomes possessivos. Cliquem nas imagens abaixo para serem direcionados aos exercícios:
terça-feira, 19 de março de 2013
EJA - FINAL - ESCRITORES SUL-MATO-GROSSENSES
Boa noite a todos!!!!
Hoje faremos uma atividade de pesquisa sobre alguns escritores sul-mato-grossenses. Sortearei entre vocês, o nome de um escritor para cada dupla. Em seguida, vocês deverão pesquisar sobre a vida e a obra deles, fazendo um breve resumo, colando a foto de cada um, e escolhendo um dos textos para ser apresentado e analisado pela turma posteriormente.
Com este link, o trabalho de todos será facilitado: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/mato_grosso_sul/mato_grosso_sul.html
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/mato_grosso_sul/raquel_naveira.html
Bom trabalho...
quarta-feira, 6 de março de 2013
Fotografia em inglês: vocabulário e exemplos de uso
Um artigo muito interessante sobre o uso do vocabulário "FOTOGRAFIA" foi publicado no site do ENGLISHEXPERTS esta semana. Vale a pena dar uma conferida:
"Uma das coisas que as pessoas mais fazem hoje em dia é tirar fotos, e você não precisa ir muito longe para perceber isso. Em passeios, viagens e eventos em geral, lá estarão sendo tiradas dezenas de fotografias que logo vão parar no Facebook, no computador do colega, no celular de alguém da família e muitos outros lugares que poderiam formar uma lista enorme aqui.
Bom, para começar, se quiser dizer “foto” ou “fotografia” em inglês, você pode usar “picture” ou “photo”. De uma forma geral, “picture” é mais comum em linguagem coloquial e pode ainda ser abreviado para “pic”, que no plural ficaria “pics”(fotos). “Take a picture” ou “take a photo” podem ser traduzidos como “tirar uma foto” ou “tirar uma fotografia”. A “máquina fotográfica” ou “câmera fotográfica” em inglês é chamada de “camera”. Se você não gosta que tirem fotografias de você, então, a expressão a ser usada é “camera-shy”. Para dizer “fotogênico”, basta usar “photogenic”. O “álbum de fotos” pode ser um “photo album”. O “photographer” é obviamente o fotógrafo, e “photo session” equivale a sessão de fotos. Bom, vamos agora a alguns exemplos de uso.
- This is the photo of my friend. [Esta é a foto do meu amigo.]
- The photographer takes pictures of his family. [O fotógrafo tira fotos da família dele.]
- Could you take a picture of me? [Você poderia tirar uma foto minha?]
- They took photos with cell phone cameras. [Eles tiraram fotos com câmeras de celular.]
- Some people say he was camera-shy. [Algumas pessoas dizem que ele não gostava de tirar foto.]
- I think Mary is very photogenic. [Eu acho a Mary muito fotogênica.]
- Take a look at this photo album. [Dê uma olhada neste álbum de fotos.]
- Pics on Facebook. [Fotos no Facebook.]
- Clients initially book an appointment for the photo session. [Os clientes inicialmente agendam um horário para a sessão de fotos.]
Um detalhe importante de que devemos nos lembrar é que “take a picture” ou “take a photo” é utilizado quando você mesmo tira fotos de outras pessoas ou coisas; se quiser dizer que alguém tira fotos de você, que você é fotografado, as expressões a serem usadas são: “have my picture taken” ou “have my photo taken”.
Então, recapitulando: ao usar “take a picture” ou “take a photo”, você vai lá e tira a foto de alguém; quando utilizar “have my picture taken” ou “have my photo taken” é porque alguém tirou a foto de você. O curioso é que no português não há esta diferença – usamos a expressão “tirar foto” para os dois casos, o que ajuda a distinguir é o contexto. Preste atenção!
- He went there to have his picture taken for his passport. [Ele foi lá tirar uma foto para o passaporte - alguém tirou a foto dele.]
- Can I have my photo taken with you? [Eu posso tirar uma foto com você? - alguém vai tirar uma foto minha e sua juntos.]
É preciso dizer ainda que os termos “shoot” e “shot” podem estar relacionados a “fotos”. “Shoot” pode ser utilizado para se dizer “tirar fotos” e “sessão de fotos“, que também pode ser “photo shoot“. Já o termo “shot“, que é informal, significa “foto” em inglês neste contexto. Vamos aos exemplos.
- Harold took a great shot of the dogs playing together. [Harold tirou uma ótima foto dos cães brincando juntos.]
- Nana Gouvea leans against a fallen tree in a photo shoot that has been widely condemned. [Nana Gouvea se inclina em direção a uma árvore caída em uma sessão de fotos que foi amplamente condenada.]
Agora, é a sua vez. Responda as perguntas a seguir.
Do you like to take pictures?
Do you like having your photo taken?"segunda-feira, 4 de março de 2013
EJA - INTERMEDIÁRIA - RESUMO
Para aprender a fazer um bom resumo precisas de saber, antes de mais, o que é um resumo. É um tipo de texto abreviado, realizado a partir de outro. Não se trata de palavras desordenadas (isso seria um diagrama ou fechamento), mas de uma composição coerente que possa ser compreendida, mesmo sem termos lido a versão original. A vantagem de fazeres um resumo é memorizares o que aprendeste e estudares um determinado tema com mais rapidez antes de uma prova.
O primeiro passo para fazer um resumo eficaz é ler o material por completo. Dedica algum tempo a isso. Deves lê-lo com calma para que o entendas em profundidade. Se alguma dúvida surgir, esclarece-a antes de continuares a ler. Depois, descansa um pouco e volta à leitura, porém, desta vez, destacando os dados que consideras mais importantes. Cada parágrafo tem uma palavra-chave e cada capítulo tem um parágrafo imprescindível.
Agora que já tens o essencial, pega uma folha em branco e começa a escrever uma composição diferente do texto base, mas baseado nele e usando as tuas próprias palavras. Finalmente, relê o teu resumo, para te assegurares que está compreensível.
Um bom resumo deve ter uma densidade que não supera 30% da capacidade total do documento original. Ou seja: se o texto-base tem 100 páginas, deves fazer um resumo com 30 páginas ou menos. Da mesma forma, não pode ter referências ao original. Tem que ser independente. Uma pessoa que não leu o texto-base tem que entender perfeitamente o resumo.
Em geral, o bom resumo deve responder a todas estas perguntas:
# Qual é o tema principal?
# Quais são os temas secundários?
# Há relação entre os temas principais e secundários? Se sim, quais?
# Onde e como se desenvolve o tema ou a ação?
# Qual é a conclusão do tema ou da ação?
Se seguires todas essas recomendações, provavelmente, irás fazer melhores resumos de estudo
EJA - FINAL - ORTOGRAFIA
Boa noite pessoal,
vamos dar continuidade aos exercícios de ortografia realizados em sala de aula. Cliquem nos links abaixo para responderem os exercícios e...
Caso a dúvida apareça, clique em qualquer um dos dois dicionários, e encontre o significado do que procura.
Assinar:
Postagens (Atom)