DOURADOS - A Assembleia Legislativa aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Laerte Tetila que cria o Dia da Paz em Mato Grosso do Sul. Agora, o projeto vai para a sanção do Governo do Estado e, a partir daí, o Dia da Paz será comemorado, em todo o Estado, no dia 21 de setembro; nessa data, serão promovidas atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas, religiosas que têm como objetivo mostrar os benefícios que a paz e a conciliação trazem para a sociedade.
Pelo projeto aprovado, também foi instituído o Prêmio Paz e Cultura, que será concedido a um cidadão ou entidade que tenha contribuído para a Cultura da Paz; e a adoção da Bandeira da Paz (a bandeira já existe há algum tempo; foi criada pelo artista russo Nicholas Röerich). A bandeira é um dos mais conhecidos símbolos da paz e da cultura (possui três esferas rodeadas por um círculo na cor vermelha escura sobre um fundo branco). “Muitas pessoas podem achar que a criação do Dia da Paz é uma bobagem, mas não é, não. Chegamos a um nível insuportável de violência e, isso, precisa acabar. Hoje, mais do que tudo, precisamos refletir e agir pensando na paz e na conciliação”, assegura o deputado.
Tetila diz, também, que a instituição do Dia da Cultura da Paz tem a intenção de realizar ações práticas, como, por exemplo, implantar, até 2020, o estudo da Paz no currículo escolar em pelo menos 80% das instituições de ensino do Estado; implantar nas cidades onde tenha o movimento pela paz e não violência a campanha de desarmamento; além de cursos, caminhadas, e outros eventos que divulguem a paz.
Segundo o deputado Laerte Tetila, o Dia Internacional da Paz foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no dia 21 de setembro, época em que ocorre a abertura da sessão ordinária da Assembleia Geral.
Nesse dia, ainda segundo ele, deve-se praticar a tolerância e a convivência em paz como bons vizinhos, além de se respeitar o cessar-fogo e a não violência em todo o mundo. O Dia Internacional da Paz foi instituído, conforme o petista, não apenas para que as pessoas pensem na paz, mas que façam também algo a favor da paz.
“A criação do Dia da Paz em Mato Grosso do Sul é uma semente que lançamos. Esperamos que as próximas gerações tenham mais tranquilidade e possam andar nas ruas sem medo de serem assaltadas ou serem vítimas de alguma violência”, salientou o deputado estadual Laerte Tetila.
“Promover a paz é promover equilíbrio, o bem-estar, o respeito, a saúde, a estruturação da família. O deputado Tetila está de parabéns pela iniciativa e demonstra a sua preocupação com toda a população. Ao instituir esse dia, que certamente será marcado por muitas atividades que nos farão parar para refletir sobre a paz, o deputado está puxando o freio da violência, da falta de amor, de respeito entre os seres humanos”, afirma Áurea Florêncio de Ávila, vice-presidente da Casa da Esperança de Dourados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário